sábado, 3 de abril de 2010

ONG atuante na cidade:




O que é a AJAPRA?
AJAPRA – Associação Jaraguaense Protetora dos Animais. É uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida legalmente a partir de 07/11/2007 de utilidade pública, que tem por objetivo fomentar o bem-estar e o respeito aos direitos dos animais.

Onde ficam abrigados os animais abandonados? Os voluntários chegam a ficar com muitos animais em casa esperando a adoção?
Como a ONG não tem sede própria e não temos como objetivo recolher/abrigar animais, mesmo assim atendemos alguns casos, onde contamos com  lares temporários, cujos voluntários são auxiliados pela entidade na manutenção e tratamento  da saúde destes animais que estão aguardando adoção.  Alguns voluntários acabam adotando os animais.

Nunca é demais lembrar que a AJAPRA não dispõe de abrigo para animais. Portanto não temos como recolher animais de rua, o que temos feito constantemente é auxiliar na divulgação de todos os animais que aguardam por adoção.

Como a AJAPRA faz o recolhimento dos animais? As pessoas tem que levar os animais para os voluntários? A AJAPRA recolhe animais abandonados nas ruas por meio de ligações (denúncias)?
Não, a AJAPRA não recolhe animais. Os voluntários que acabam acolhendo animais em casa, o fazem por vontade própria. A população não deve ter em mente que ao ver um animal na rua, deve contatar a AJAPRA para seu recolhimento, esse serviço não faz parte da ONG.

As denúncias feitas à AJAPRA, são atendidas conforme a disponibilidade dos voluntários. Nem sempre é possível atender todos os casos. Lembrando que o nosso trabalho é de conscientização. Não atendemos às denúncias com o propósito de recolher o animal, mas sim uma conversa com o proprietário para que sejam tomadas as providências para os cuidados com o animal em questão.

Os animais esperam muito tempo para serem adotados? Quais animais são mais facilmente adotados e quais os mais difíceis de serem adotados?
Em alguns casos sim, pois os animais ditos sem raça, são os que mais aparecem. E talvez  por preconceito, são menos visados pelas pessoas. Também por que às vezes aparecem animais muito debilitados, com doenças para controle constante, animais velhos etc... E esses infelizmente aguardam muito mais tempo para encontrarem um lar.
Os animais de raça, ao contrário dos sem raças definidas, têm mais facilidade de serem adotados.
Os cães são sempre mais fáceis de serem adotados.

Está nos planos da AJAPRA ter uma sede própria ou abrigo? Nesse caso, onde seria e de que forma devem ser arrecadados recursos?
Não, não temos planos de ter sede, nem abrigo próprio. Pois à exemplo de muitas ONGs no estado e no Brasil, esses abrigos acabam virando depósito de animais e a população fica cada vez menos consciente da posse responsável.

Como já dissemos anteriormente é importante a estruturação de um centro de zoonoses ou casa do bem estar animal, onde os animais seriam avaliados e tratados e não abrigados, seria uma estrutura semelhante a uma clínica veterinária, mas sem espaço para abrigo. Esta é uma importante parceria a ser estabelecida com o poder público municipal e com os Médicos Veterinários.

4 comentários:

  1. Olá
    pfv eu preciso de ajuda
    Resgatei 4 gatinhos filhotes hoje
    não posso ficar com eles
    já tenho outros 3 adultos q podem vir a come-los
    Vocês podem ficar com eles?

    ResponderExcluir
  2. olá,quero doar uma filhote de chow chow,ela tem 1 mes,está com problema na patinha,precisa de cuidados especiais.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde sou Rodrigo tenho um filhote de pitbull de 3 meses ele está diagnosticado com PARVOVIROSE e ele precisa ser internado porque está muito desidratado mas eu não tenho condições de arcar com estas dispesas mas não quero que ele morra se vocês podem me ajudar por favor me chama 997845312 ele já está a dois dias sem se alimentar está bem fraco me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde. Infelizmente preciso doar meu cachorro. Ele e mistura de salsicha. Infelizmente estou grávida e estou com problemas alérgico por conta do pelo dele. gostaria de saber se vocês podem me ajudar?

    ResponderExcluir